Páginas

3 de agosto de 2010

Timbé do Sul resgata cultura de revelar para o futebol

Timbé do Sul resgata cultura de revelar para o futebol

“Projeto Esporte Educação” tem participação do aluno vinculada ao rendimento escolar

Timbé do Sul

Crianças e adolescentes vinculados à escola agora têm uma atividade física especial gratuita. É o “Projeto Esporte Educação” idealizado pelo Departamento Municipal de Esportes, que começa a sair do papel, com uma escolinha de futebol de campo um pouco diferente dos anos anteriores. A principal diferença foi uma ampliação nas idades dos alunos para formar uma equipe de base.

O secretário de esportes, Gislalel Floriano, lembra que quando criança freqüentou a escolinha do município e que foi fundamental para a alegria da infância, sem contar dos campeonatos, como o Moleque Bom de Bola, que participou. “Fez parte da minha vida. Se a escolinha tivesse continuado, eu poderia ter seguido no profissional”, revela.

Para o preparador físico responsável pela escolinha, César Augusto Pittigliani, a intenção é atingir a mesma qualidade dos clubes esportivos e formar um sistema de descoberta de novos atletas, mantendo a tradição do município de ser um celeiro de esportistas para o futebol.

Aos 11 anos de idade, quase ninguém conhece o aluno Olair Velho Júnior, apenas o goleiro Juninho, atualmente de pequeno porte, mas que ainda está crescendo. A vida de Juninho é o futebol, mas ele nunca havia freqüentado uma escola do esporte antes. Juninho espera chegar ao topo da preparação técnica e seguir no profissional. “Se for no Internacional, melhor ainda”, revela como torcedor fanático do time.

No entanto, não basta ter vontade ou aptidão com a bola. A permanência do aluno no projeto está condicionada ao seu comportamento na escola. “É preciso que ele tenha as notas na média escolar e tenha bom comportamento”. Mensalmente, o Departamento de Esportes terá contato com a escola para verificar a frequência dos alunos. Para o prefeito Eclair Alves Coelho, é um sonho pessoal para a cidade, de ocupar o tempo ocioso das crianças e adolescentes do município. “Daqui a uns meses, quando os alunos estiverem já bem treinados, quero propor amistosos em outras cidades, para que os pais acompanhem os filhos, e fazer uma integração com a família”, diz ele.

A escolinha já conta com cerca de 80 alunos inscritos. As aulas acontecerão no Estádio Municipal Antônio Rovaris, com materiais recém adquiridos, 20 bolas, 20 cones e 40 coletes. As aulas serão às segundas, quartas e sextas-feiras. Entre as categorias, está a Iniciação (de sete a 11 anos), das 8 horas às 9h15min; a categoria Moleque Bom de Bola (de 12 a 14 anos), das 9h30min às 11 horas; e a Preparação para Rendimento (de 15 a 17 anos), das 14 horas às 15h30min. Esta última categoria é que revelará novos talentos.



Enviado por: Imprensa Prefeitura Timbé do Sul
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...