Páginas

5 de agosto de 2010

Copa Libertadores da América

      Hoje é um dia decisivo para o futebol brasileiro, onde São Paulo e Inter vão disputar uma vaga na final da libertadores e também no mundial,  pois o adversário na final, é um time mexicano o Chivas e não tem o direito de se classificar para o mundial através da libertadores, pois faz parte de outra confederação (Concaf). São dois clubes que nos ultimos anos vem conquistando vários titulos, podemos ter certeza de um grande duelo, o Internacional ganhou o primeiro jogo por 1x0, o que o faz ter a vantagem do empate, ou ainda perder por um gol desde que faça 1, o São Paulo não vive um grande momento, mas tem um ótimo elenco e muita tradição, merece muito respeito. O jogo começa as 21:50 e vai ser transmitido pela Globo para todo o Brasil.




Historia dos brasileiros nas Libertadores:

       A Taça Libertadores da América (ou Taça Santander Libertadores, por questões de patrocínio) é a principal competição de futebol das Américas e recebeu esse nome em homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul: Simón Bolívar, Dom Pedro 1°, José de San Martín, Antonio José de Sucre e Bernardo O’Higgins e foi disputada pela primeira vez no ano de 1960. Nessa ocasião o campeão foi o Club Atlético Peñarol, do Uruguai. Desde então foram muitas as participações do futebol brasileiro na competição. Os clubes brasileiros que mais participaram da Libertadores foram:

São Paulo (15 Vezes), Palmeiras (14 Vezes), Grêmio (12 Vezes), Cruzeiro (11 Vezes) e Santos (10 Vezes).

     Nosso futebol, como sempre muito respeitado, também faz bonito na competição e já nos trouxe 13 títulos, mas infelizmente ainda perdemos em número de conquistas para nossos “hermanos” argentinos, que possuem 22 títulos. Completam a lista dos maiores vencedores o Uruguai, com 8 títulos, Paraguai com 3 e Colômbia com 2 títulos.

Nossos clubes campeões foram:

São Paulo em 1992, 1993 e 2005,
Cruzeiro em 1976 e 1997,
Grêmio em 1983 e 1995,
Santos em 1962 e 1963,
Vasco em 1998,
Flamengo em 1981,
Palmeiras em 1999 e
Internacional em 2006.


      O maior artilheiro brasileiro na história da competição é Luizão, com 29 gols. Ele ocupa junto com o colombiano Antony de Ávila e o argentino Juan Carlos Sarnari a sexta colocação no rankking da artilharia na competição, que tem como maior artilheiro da história o colombiano Alberto Spencer, com 54 gols marcados. A atual edição da competição conta com a participação de cinco equipes brasileiras: Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Internacional e São Paulo. Em 2009 o título bateu na trave, o Cruzeiro empatou com o Estudiantes na Argentina, mas deixou a vitória escapar dentro do Mineirão, perdendo por 2x1. O que nos resta é torcer para que nosso futebol continue sendo celebrado na Libertadores e em todas as competições.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...