Páginas

5 de novembro de 2009

Esporte de aventura na região sul

Foto: SomarivaCaminho dos Cânions,SC – Mais de 300km, 150 competidores, 60 horas, 15 Municípios e dezenas de localidades rurais. Estes são alguns dos números que envolveram a maior aventura do sul do Brasil, a Expedição Xokleng – Bravos 2009.

Entre praias, dunas, lagoas, rios, trilhas e serras do Extremo Sul Catarinense, equipes de vários estados brasileiros praticaram cinco modalidades: trekking, canoagem, mountain bike, orientação e áreas de vertical.

Veja as fotos. Cliques aqui.

Cercada de lendas, mistérios e desafios, o percursso da quarta edição da Expedição Xokleng teve sua abertura realizada no cinema do Caverá Country Park em Araranguá, com uma apresentação cênica representando os 4 anos do ciclo da Expedição Xokleng.

Às 6 horas da manhã de sábado (31/10) as equipes de posse dos dois mapas, medindo 90cm x 1.30m cada um, concentravam-se em frente ao Caverá para a largada.

Em um trekking acelerado os competidores largaram em direção a Plataforma de Pesca, seguindo até a primeira área aquática, pela beira-mar de Balneário Arroio do Silva. Foram quase 40km de canoagem pelas lagoas do Caverá e Sombrio.

Depois de várias horas e muitas remadas os aventureiros passaram para o mountain bike cruzando por estradas de chão e trilhas, passando por localidades rurais dos municípios de São João do Sul, Praia Grande e Jacinto Machado.

Em Jacinto Machado, na localidade do Engenho Velho, a comunidade ofereceu um jantar aos competidores, que depois de descansarem por algumas horas no grande acampamento montado pela organização, prepararam-se para a segunda parte do grande desafio.

Às 5 horas na manhã de domingo (01/11), ao som de tambores, os competidores fizeram a segunda largada para enfrentarem 43 km sobre as serras, em direção a Cambará do Sul. Nesse trajeto algumas equipes desistiram devido a fadiga, bolhas nos pés, debaixo de sol forte. Enquanto isso, outras equipes evoluíam e seguiam rasgando os campos de cima da serra.

Novamente as equipes pegaram suas bikes seguindo até São José dos Ausentes, para desafiarem as alturas na chamada área de vertical, em uma tirolesa guiada sobre a cachoeira do Vale das Trutas. Daí em diante o desafio foi descer as sinuosas curvas da serra da Rocinha (BR 285) em direção a Timbé do Sul. Morro Grande, Meleiro e Turvo foram os próximos pontos a receber os competidores que ainda tiveram que remar seus caiaques por mais 28km pelo Rio Araranguá até a balsa próximo ao Morro dos Conventos. Os últimos quilômetros de trekking até a base montada no Caverá eram o sinal de que a missão de desafiar os gigantes de pedra estava cumprida.

Na chegada das equipes, muita festa, emoção e euforia dos participantes, familiares e público que virou a madrugada para aplaudir os "grandes guerreiros" do caminho vermelho da Bravos 2009.

O evento contou com um apoio brilhante das comunidades locais, através das pessoas que receberam os atletas e equipe de organização, permitindo passagem por seus terrenos e em alguns momentos até servindo água e alimentos para quem passava.

Colaboraram também o Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Polícia Militar e Comando Aéreo do Estado de SC.


Resultado parcial

Categoria aventura:

1º lugar: equipe Onça Alada, de Santa Maria RS


2º lugar: equipe Kuaray, de Rio do Sul SC

3º lugar: equipe Bike Aventura, de Ibirama SC


Categoria expedição DUPLA:

1º lugar: equipe Arco e Flecha, de Nova Petrópolis RS

2º lugar: equipe Caverá, de Porto Alegre RS

3º lugar: equipe Big Wall, de Porto Alegre RS


Categoria expedição QUARTETO:

1º lugar: equipe Lagartixa, de Porto Alegre RS

2º lugar: equipe Papaventuras, de Venancio Aires RS


3º lugar: equipe BMG Trotamundo, de Belo Horizonte MG


(Rádio Criciúma. Fonte: Domicio Somariva Filho)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...