Páginas

15 de junho de 2011

Hoje a lua se encontrará com o sol

No entardecer desta quarta-feira, quem olhar para o céu verá a lua com uma coloração diferente. Isso se dará em função do eclipse lunar, marcado para começar às 15h22.

O fenômeno acontece quando a Terra fica diretamente entre o Sol e a Lua, bloqueando os raios solares. Assim, o Sol projeta uma sombra sobre a Lua, mudando sua cor natural, de cinza para um laranja ou vermelho escuro.

Muitas pessoas nem sabiam que ainda poderiam ocorrer eclipses. “Quando era criança, lembro que ia pra rua com um pedaço de filme de câmera fotográfica ver o ‘tal’ do eclipse, e que era uma festa entre a turma da vizinhança. Hoje em dia, nunca mais percebi nenhum”, comenta o economista Rafael Virtuoso. A vendedora Rosane Antunes destaca que também nunca mais viu ou ouviu falar em eclipses, mas o de hoje ela vai tentar apreciar. “Vou falar para minhas colegas de trabalho e vamos tentar ver”, comenta.

Às 15h22, a Lua entrará em uma região da sombra da Terra, chamada umbra, em que todos os raios solares são bloqueados. Nessa fase, já daria para ver o eclipse, se fosse um pouco mais tarde e a Lua fosse visível no céu, o que não é o caso a essa hora. A Lua deve nascer por volta das 17h30 hoje, pouco depois de o eclipse chegar a seu ponto máximo, às 17h13. O eclipse será visível até as 19h02. Portanto, quem quiser visualizar o fenômeno, deve olhar para o lado oposto do Sol, onde a Lua nasce, para o leste.

Fonte: atribunanet

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...