Páginas

10 de novembro de 2010

Vento e chuva forte causam estragos em Santa Catarina

No Sul, 56 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica

O vento e a chuva forte que atingiram algumas cidades de Santa Catarina nesta terça-feira causaram prejuízos. De acordo com a Defesa Civil do Estado, casas foram destelhadas e postes e árvores caíram. No Sul, moradores ficaram sem energia elétrica.

A Defesa Civil não divulgou dados oficiais sobre os danos causados pelo temporal, mas foram registrados prejuízos em cidades do Oeste, Meio-Oeste e Sul. De Araranguá até a divisa com o Rio Grande do Sul, 56 mil unidades consumidoras ficaram sem luz por um problema na linha de transmissão. De acordo com informações da Celesc, cabos se partiram em Forquilhinha, afetando toda a região. A reparação foi concluída no começo da noite.

Em Chapecó, o Corpo de Bombeiros atendeu 25 ocorrências de destelhamento e queda de árvores. Uma delas danificou a rede elétrica na rua 14 de Agosto. Em outras cidades, como São Miguel do Oeste e Pinhalzinho, telhados das casas foram danificados. Em São Lourenço D’Oeste, houve queda de granizo.

Em Criciúma, casas do bairro Quarta Linha e uma creche no bairro Verdinho foram destelhadas, e cinco postes caíram na rodovia Jorge Lacerda, segundo informações da coordenadora da Defesa Civil na cidade, Ângela Mello.

Em Piratuba, no Meio-Oeste, uma torre de telefonia caiu sobre uma escola e outra sobre o prédio da prefeitura municipal. Na SC-135, que dá acesso à usina hidrelétrica Machadinho, uma árvore obstruiu parcialmente a rodovia. Em Ipira, cidade vizinha, galhos de árvores caíram sobre a rede elétrica, provocando queda de energia.

Em Siderópolis, no Sul, as rajadas de vento chegaram a 113 km/h, mas não foram registrados danos graves, segundo a Defesa Civil.

Estado gaúcho também registra estragos

Os temporais também provocaram estragos no Rio Grande do Sul. Por volta das 13h45min o vento causou destelhamento no bairro Santa Maria, em Taquara, deixando feridos. Um temporal atingiu Porto Alegre, por volta das 13h50min, provocando queda de luz.

Às 14h, as rajadas de vento chegaram a 77 km/h em Rio Pardo, 72km/h em Bento Gonçalves e 64 km/h na Capital e Mostardas. Em Garibaldi, os bombeiros registram pelo menos 20 chamados de destelhamentos em casas, hoteis e na escola municipal.

Frente fria

A meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, diz que uma frente fria que se deslocou por Santa Catarina causou pancadas de chuva e rajadas de vento mais intensas. Nesta quarta-feira, o tempo deve abrir, pois o sistema tende a se afastar do Estado.

Segundo Marilene, nesta terça, a frente fria teve influência sobre uma massa de ar seco que atuou sobre o Estado. Por isso foram registradas máximas na casa de 30ºC em diversas cidades e até 40ºC em Criciúma.

Na quarta-feira, a previsão é que outra massa de ar mais seco se desloque por Santa Catarina e deixe o tempo firme e com sol. As temperaturas, no entanto, devem ficar mais amenas, em torno de 20ºC na maioria das regiões.

DIARIO.COM.BR
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...